Acadêmicos do primeiro semestre de Engenharia de Alimentos participam de atividades de extensão em Campo Grande-MS

Acadêmicos de Engenharia de Alimentos comparecem ao Seminário Estadual do Leite realizado na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul

Alicia Barbosa Marques

Os estudantes de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) tiveram oportunidade de participar de atividades de extensão em evento técnico estadual e em visita a uma comunidade tradicional.

Eles estiveram presentes no Seminário Estadual do Leite, ocorrido no dia 30 de maio no “Plenário Dep. Júlio Maia” da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que contou com renomados palestrantes do setor, órgãos, instituições e autoridades que apoiam a cadeia produtiva do leite.

A docente Raquel Pires Campos, responsável pela disciplina Sistema Agroindustrial Alimentar ofertada no 1° semestre letivo do Curso, considera valiosa as trocas realizadas, onde os acadêmicos vivenciaram experiências e participaram ativamente sobre os temas abordados: “Panoramas do mercado do leite no Brasil”, ministrada pelo Dr. Samuel José de Magalhães Oliveira, pesquisador da Embrapa Gado de Leite – MG; “Leite A2 e Certificações ESG – Beba Mais Leite” com a Dra. Heloise Duarte, médica veterinária e proprietária da Empresa de Inteligência de Mercado ICOW; e “Leite Missões – Um Case Sucesso”, por Lineu Pasqualotto, que trouxe suas experiências como produtor com gado leiteiro e sobre o laticínio Missões na região de Dourados (MS).

Os estudantes puderam tirar dúvidas e acompanhar a cadeia produtiva do leite no estado do MS

Os acadêmicos acompanharam questões importantes como o bem-estar animal, investimento na genética animal, sistema de produção com o modelo compost barn, no qual as vacas ficam em um espaço coberto com o chão revestido de serragem, com abordagem dos custos de produção e aumento da produtividade.

Na área da indústria houveram importantes colocações sobre adequações e adesão às tecnologias para o aumento da produtividade e escala, certificações e campanhas para aumento de consumo do leite e derivados, além de apoio governamental aos produtores, visando o fortalecimento desta cadeia produtiva do leite no Mato Grosso do Sul.

Alunos durante a visita ao projeto Horta na Aldeia na comunidade urbana indigena Água Bonita

Os alunos também visitaram no dia 05 de junho a aldeia urbana Água Bonita, localizada em Campo Grande (MS), com a supervisão da professora Vanderleia Paes Leite Mussi, da disciplina de Relações Étnico-raciais para conhecer o projeto Horta da Aldeia. A iniciativa tem como propósito estimular o desenvolvimento destas localidades com o plantio de hortas para geração de renda por meio da comercialização destas produções.

Vanderleia que é a precursora do trabalho nas comunidades indígenas, ressalta a necessidade da presença dos discentes nestes espaços “Hoje estamos realizando essa visita técnico-observacional na aldeia urbana Água Bonita, a fim de demonstrar empiricamente aos alunos e às alunas uma experiência bem sucedida de agricultura permacultora periurbana que faz parte de um projeto de extensão da própria UFMS. Temos ainda a presença de professores de Engenharia de Alimentos, todos bastante impactados com essa experiência de produção hortícola agroecológica dos Terenas aqui em Água Bonita, que tem o curso de história à frente dos trabalhos. Enfim, tem sido excelente essa interação”, complementa.

Dentre os temas abordados durante a visitação foram tratadas a organização política das etnias indígenas que habitam Água Bonita, o surgimento da proposta do Horta na Aldeia e sua instalação na região e o impacto do projeto dentro da sociedade local. O encontro foi encerrado com uma excursão guiada nas plantações de hortaliças, e outras atividades desempenhadas na aldeia.