Histórico

A criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN) foi aprovada pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS por meio da RESOLUÇÃO Nº 60, a partir da extinção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) em março de 2017.

O projeto de criação de Três Unidades da Administração Setorial a partir da reorganização do CCBS foi proposto por uma comissão instituída pela Instrução de Serviço CCBS nº 9/2017, complementada pela Instrução de Serviço CCBS nº 15/2017, e alterada pela Instrução de Serviço CCBS nº 22/2017. Esta comissão iniciou seus trabalhos levando em consideração um projeto criado em 2013, no qual se previa o desmembramento do CCBS em três Institutos.

A partir do conhecimento da estrutura dos cursos, dos recursos humanos, do volume de alunos e das áreas responsáveis pela sua execução, de reuniões de uma Comissão especialmente criada para esse fim e de reuniões de todas as áreas envolvidas do CCBS, chegou-se à definição final das Unidades a serem criadas.

Conforme o Art. 2º da Resolução Coun nº 3/2017, e a análise das características de cada nova unidade, definiu-se a criação de dois Institutos (por tratarem de unidades de ensino envolvendo ciências básicas) e de uma Faculdade (por se tratar de uma unidade vocacionada a uma área de conhecimento com áreas afins).

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) foi composta pelos cursos de graduação em Alimentos, Farmácia e Nutrição, bem como dos Cursos de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (doutorado) e em Farmácia (mestrado).

A definição de criação de uma Faculdade para abrigar estas áreas do conhecimento foi norteada pelo Art. 2º da Resolução Coun nº 3/2017, a qual caracteriza uma Faculdade como sendo: “unidade de ensino, pesquisa e extensão vocacionada a uma área do conhecimento ou áreas afins”.

A formação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição justificou-se pela concepção interdisciplinar, resultante da integração existente entre as áreas do conhecimento dos Cursos Superiores de Graduação em Farmácia, Nutrição e Tecnologia em Alimentos.

Desde 1963, o curso de Farmácia tem formado profissionais capacitados nas áreas de Farmácia, Análises Clínicas e Alimentos. Entre 1980 e 2006, os profissionais farmacêuticos eram formados em três habilitações, a saber: 1) Farmácia, 2) Farmacêutico – Bioquímico/Tecnologia de Alimentos, 3) Farmacêutico – Bioquímico/Análises Clínicas. Em 2002, o Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu regulamentar a formação do farmacêutico generalista.

Inserido na grande área do CNPQ, intitulada Ciências da Saúde, o Curso de Graduação em Farmácia apresenta a subárea Bromatologia, voltada ao estudo da composição física e química dos alimentos. Este estudo é importante para a Tecnologia em Alimentos, pois as características iniciais das matérias-primas alimentícias determinarão seu destino tecnológico. Para a Nutrição, a determinação do conteúdo de macro e micronutrientes dos alimentos, além de compostos considerados antinutricionais, bem como funcionais encontra relevância à saúde pública.

A criação do curso de Graduação em Nutrição na UFMS foi proposta em 2009, com destaque para a atuação profissional na área de Saúde Coletiva e em outras vertentes determinantes para atender a inserção do profissional nutricionista nos mais diversos campos de trabalho, como o Sistema Único de Saúde, administração, produção de alimentos e a tecnologia de alimentos, desde sempre tendo em vista o incentivo constante à pesquisa e inovação. Em 2011, consolidou-se efetivamente a entrada da primeira turma de acadêmicos.

O Curso de Graduação em Nutrição, também da grande área Ciências da Saúde, contempla a subárea Dietética, relacionada aos processos de preparo dos alimentos e os efeitos provocados por eles. Estes processos remetem à Tecnologia em Alimentos, que estuda as diferentes operações unitárias aplicadas nas matérias-primas para que sejam transformadas em produtos alimentícios. Toda modificação provocada pelo processamento dos alimentos remete ao estudo da composição física e química, descrito anteriormente.

Devido à elaboração da proposta de criação do curso de Nutrição, constatou-se um grande potencial à realização do curso de Tecnologia em Alimentos. Por meio da Instrução de Serviço CCBS nº 85, de 21 de maio de 2010, constituiu-se uma Comissão para promover o estudo de viabilidade para a criação e implantação do Curso de Graduação de Tecnologia em Alimentos.

O Curso de Tecnologia em Alimentos surgiu num cenário em que as transformações que vem ocorrendo no processo produtivo e o crescimento do número de pequenas empresas no setor de alimentos no Brasil  ampliam a necessidade de formação de profissionais voltados ao desenvolvimento de trabalho técnico especializado. Este curso, por sua vez, está localizado na grande área Ciências Agrárias, contemplando o estudo da ciência dos alimentos (estudo da composição química, física e microbiológica) e dos processamentos tecnológicos inerentes ao seu processamento, abordados nos Cursos de Farmácia e Nutrição.

A união de cursos com similaridades científicas e técnicas permite suprir as demandas existentes, trabalhando em parceria para captar recursos externos por meio de projetos, gerando inovação e tecnologia.

Além da área tecnológica pertinente aos cursos citados, destaca-se a contemplação das diversas nuances da área da saúde, por meio de ações integradas à saúde, envolvendo Farmácia e Nutrição, com impacto relevante para a Saúde Coletiva. A concepção interdisciplinar comum aos três cursos faz com que os muitos de seus professores tenham atuação no ensino, pesquisa e extensão, atuando concomitantemente nos três cursos citados.