Apresentação dos resultados do Projeto de Extensão “Agroextrativismo Sustentável: compartilhando saberes e práticas culturais locais”

Na tarde de ontem, 09/05/2022 ocorreu, no auditório da  Agência de Educação Digital e a Distância  (Agead) UFMS a cerimônia de apresentação dos resultados do projeto de extensão “Agroextrativismo Sustentável: compartilhando saberes e práticas culturais locais”, apoiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet e coordenado pela Profa. Raquel Pires Campos.

Estiveram presentes na cerimônia o Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Prof. Marcelo Augusto dos Santos Turine, o Pró-Reitor de Extensão Prof. Marcelo Fernandes Pereira, a Pró-Reitora de Pesquisa Profa. Maria Ligia Rodrigues Macedo, o Deputado Federal Vander Loubet, a Diretora da Facfan, Profa. Fabiane La Flor Ziegler Sanches, a representante da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER pesquisadora Ana Cristina  Araújo Ajalla e diversos parceiros agroextrativistas de MS, além de empreendimentos que tem inserido os frutos nativos nos seus produtos. Também alunos de graduação, bolsistas de extensão e da pós-graduação da UFMS, além de técnicos e docentes de diferentes unidades setoriais como Inbio e Faed.
No encontro foi possível conhecer as ações realizadas junto às comunidades agroextrativistas no sentido de valorizar a sociobiodiversidade e o desenvolvimento de produtos a partir de frutos nativos. A Profa. Raquel  apresentou como resultados as principais agroindústrias rurais que estão produzindo alimentos com valor agregado a partir dos frutos nativos e algumas comunidades que possuem potencial para este aproveitamento de forma sustentável, de forma a destacar a importância da articulação desenvolvida com este projeto e a necessidade da continuidade para apoio na estruturação de cadeias produtivas sustentáveis no Mato Grosso do Sul.
Autoria do texto: Profas. Mariana Ferreira Oliveira Prates e Raquel Pires Campos