Abertas as inscrições para Curso de Aperfeiçoamento em Enfrentamento e Controle da Obesidade para Profissionais de Saúde de Nível Superior

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Enfrentamento e Controle da Obesidade para Profissionais de Saúde de Nível Superior. Podem participar àqueles com formação em áreas como Nutrição, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço social, Enfermagem, Medicina, Odontologia e outros.

São, ao todo, 200 vagas para esse ano, distribuídas por município e podem participar do processo seletivo exclusivamente servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Mato Grosso do Sul.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site PROECE, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte,  até às 23:45h do dia 06/02/2020. Os candidatos que não forem completados pelas vagas de seu município serão alocados na fila de espera, e, ao final do período de matrícula, serão convidados por meio do e-mail redeecoabms@gmail.com a preencherem as vagas remanescentes.

O curso, que será disponibilizado online, contemplará também três encontros presenciais no território do Mato Grosso do Sul, que serão divulgados com antecedência mínima de quinze dias por e-mail para o participante e para a secretaria de saúde de cada município envolvido.

Para acessar o link de inscrição, clique aqui.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

Rede ECO-AB MS

A obesidade atinge um em cada 5 adultos no Brasil. Segundo dados de 2018, 57,8% dos homens e 53,9 das mulheres tem sobrepeso no Brasil. Além disso, Mato Grosso do Sul tem a quinta capital com excesso de peso no país.

Esses números refletem uma tendência global. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um em cada 8 adultos no planeta é obeso.

Dessa crescente epidemia, nasceu uma proposta do Ministério da Saúde, convocando instituições de ensino superior a formarem uma rede auxiliadora da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde no Enfrentamento e Controle da Obesidade.

Em Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal da Grande Dourados e a Faculdade de Campo Grande se uniram a Secretaria Estadual de Saúde para criar um projeto de capitação pautado na prevenção da obesidade e promoção da alimentação adequada e saudável.

A UFMS, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde por meio da Gerência de Alimentação e Nutrição, pactuou com o Comitê Intergestor Bipartite a participação de 79 municípios do estado em curso de capacitação para gestores e profissional de saúde de nível superior da atenção primária. São 80 vagas em modalidades semipresenciais para gestores e 200 vagas para aprimoramento de profissionais de saúde.

EDITAL FACFAN/PROECE/UFMS N° 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2020.