Trabalhos inovadores desenvolvidos em disciplinas do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN) depositaram patentes no INPI

As disciplinas teórico/práticas obrigatórias da grade curricular do curso de Nutrição da FACFAN/UFMS, Tecnologia de Alimentos ministrada pela profa. Dra. Elisvânia Freitas dos Santos e a disciplina de Nutrição e Esporte ministrada pela profa. Dra. Fabiane La Flor Ziegler Sanches depositaram recentemente dois pedidos de patentes, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), desenvolvidas durante as aulas práticas das referidas disciplinas.

Durante as aulas práticas e como parte da avaliação, os alunos tiveram que desenvolver um novo produto alimentício. Deu tão certo, que alguns desses produtos foram tão inovadores e acabaram sendo depositados na forma de patente.

Na disciplina de Tecnologia de Alimentos duas alunas do ano de 2019 desenvolveram uma Especiaria com o resíduo (subproduto) do alho-poró (Figura 1). Com a ajuda da profa. Elisvânia as acadêmicas Anne Carolinne Rios de Araújo e Carolina de Paula Pereira realizaram vários pré-testes até chegar à uma formulação de especiaria com aplicação em temperos e produtos saborizados (sabor alho-poró) e com grande potencial de comercialização.

Na disciplina de Nutrição e Esporte, a profa. Fabiane juntamente com o empenho e a dedicação de uma das turmas de práticas do ano de 2019, composta pelos acadêmicos Fernanda Hoff, Franciély Rodrigues, Victória Ricartes, Lucas Gerke, Henrique Colnago, Mariana Biava, Ana Luiza Guedes e Carolina Di Pietro culminou com o desenvolvimento de um Produto alimentício enriquecido com okara, contendo proteína de origem vegetal, sua composição e seu processamento, conforme Figura 2. Os inventores elaboraram um cereal matinal enriquecido com okara, resíduo da soja de alta qualidade nutricional objetivando o público de atletas e esportistas.

As docentes do curso de Nutrição destacam que o processo ensino-aprendizagem pode e deve ir além dos limites da sala de aula/laboratório, estimulando os alunos a agregar além do ensino, a pesquisa e a inovação durante sua formação na UFMS.

Figura 1. Depósito da Patente: Especiaria de resíduo de alho-poró. Elaboradora durante as aulas práticas da disciplina de Tecnologia de Alimentos.

Figura 2. Depósito da Patente: Produto alimentício enriquecido com okara, contendo proteína de origem vegetal, sua composição e seu processamento. Elaboradora durante as aulas práticas da disciplina de Nutrição e Esporte.