Projeto de Extensão Nutrição + Vida: Educação Alimentar e Nutricional para a Pessoa Idosa (2ª edição)

A segunda edição do Projeto de Extensão Nutrição + Vida: Educação Alimentar e Nutricional para a Pessoa Idosa, vinculado à Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI), teve início em agosto, com término em novembro de 2023, coordenado pela Profa. Giovana Eliza Pegolo (FACFAN/UFMS).

Abordar conhecimentos sobre alimentos/nutrição associados com a promoção da saúde é um dos principais objetivos do projeto. São desenvolvidas atividades semanais, presenciais, com foco para a alimentação saudável e pautadas no Guia alimentar para a população brasileira (Brasil, 2014), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Para as acadêmicas, a integração ensino e extensão proporciona a aplicação de conhecimentos específicos para a atuação do profissional nutricionista, especialmente em Educação Alimentar e Nutricional.

Em 31 de agosto de 2023, Dia do Nutricionista, completamos o primeiro mês de atividades.

Alguns relatos, de participantes e das acadêmicas, elucidam a importância da experiência.

“Acertei em cheio quando resolvi participar das aulas de Nutrição da UnAPI. Estou encantada com o interesse e a animação de cada uma de nós durante as horas que permanecemos em aula. Um ambiente de camaradagem e delicadeza nos une e permite que a informação seja repassada facilmente. Essa informação me deixa ainda mais seletiva com a qualidade dos alimentos que entram na minha casa. Estou me tornando uma leitora assídua de rótulos e embalagens, não que eu entenda muita coisa, mas já estou adquirindo esse hábito.  Às vezes, também, até eu mesma não acredito na minha vontade de passar alguns dias sem açúcar, quem sabe, substituir o sal por temperos. São pequenas mudanças, pra melhor, que já começam a alterar hábitos que, hoje eu sei, são nocivos para a minha saúde”.

Aluna UnAPI Maria Christina Lôbo Sollberger

“O que dizer dessa reeducação. A nutrição nos dá o aprendizado de uma alimentação saudável!!

A dedicação e a eficiência dessas meninas com as pessoas idosas são realmente maravilhosas!!!

Gratidão pelo carinho!!!”.

Aluna UnAPI Hilda Panhoti Ribeiro

“Nutrição + Vida é uma atividade muito gratificante para mim, ali estou aprendendo muito  com uma equipe maravilhosa, só  tenho agradecer a Deus e a oportunidade que eu tive e tenho de estar inscrita nos programas da UnAPI.

Obrigada equipe da nutrição+vida. Estou aprendendo a classificação dos alimentos.

Que são in natura

Minimamente processado

Processado

E ultraprocessado. Para termos uma alimentação saudável tudo é um aprendizado  e uma decisão acertada.

Aluna UnAPI Lenir de Lourdes Lara Sales

“Esse projeto superou minhas expectativas! É ótimo poder levar um pouco da nutrição para um público diferente do que estou acostumada. Ver o interesse delas é muito gratificante!”.

Acadêmica Larissa Coelho

“Eu estou AMANDO o projeto, superou demais minhas expectativas, conversar e poder ensinar nutrição para os idosos é incrível, e mais incrível ainda ver o interesse deles na aula!”.

Acadêmica Gabriela Arenhart

“Compartilhar o conhecimento que adquirimos em sala de aula tem sido, além de gratificante, uma forma de reforçarmos o nosso próprio aprendizado. O entusiasmo e o anseio pelo conhecimento, demonstrado pelas participantes, tornam o projeto ainda mais satisfatório.

Um desafio recompensador.

Acadêmica Andressa Sopran

“O projeto está sendo uma caixinha de surpresa com desafios e sentimentos bons, está sendo uma oportunidade incrível para o desenvolvimento acadêmico e pessoal”.

Acadêmica Karina Moura

“O projeto tem me ensinado muito mais do que eu imaginava, aprendo cada aula um pouco mais sobre nutrição e cada vez me apaixono mais, é incrível fazer parte desse projeto e ele tem me ajudado muito como estudante e também como pessoa”.

Acadêmica Maria Jullia Faria Nogueira

“Participar deste projeto está sendo uma grande experiência. A alegria que sinto ao fazer parte dele é gratificante; a interação com as participantes proporciona um aprendizado contínuo. Sou grata pela oportunidade desta experiência repleta de descobertas”.

Acadêmica Inajá de Oliveira

“Participar do projeto está sendo uma experiência incrível. As aulas do projeto me ajudaram a ter um contato real com as dúvidas sobre nutrição de pessoas que não fazem a graduação, além de me incentivarem a procurar e pesquisar em livros e artigos científicos assuntos dos quais já aprendemos na graduação e outros que são uma completa novidade. A vontade de aprender, a animação e a participação das alunas em sala torna o ambiente leve e prazeroso. Por fim, espero estar presente na próxima edição do projeto”.

Acadêmica Mariana Salles Rufino Freiria

Acadêmicas Extensionistas 2023: