Projeto de Extensão CEA no II Prêmio Braga de Inovação

Aconteceu no curso de Engenharia de Alimentos no dia 27 de junho de 2024 o II Prêmio Braga, idealizado e organizado pela professora Luisa Freire. O evento é resultado da entrega dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da disciplina “Desenvolvimento e Marketing de Novos Produtos”, com o objetivo de incentivar a criatividade e a inovação entre os estudantes. O projeto CEA “Conhecendo a Engenharia de Alimentos” esteve presente, fazendo a cobertura midiática deste evento incrível e garantindo ainda mais a visibilidade das atividades realizadas no curso, além de valorizar o talento e a criatividade dos alunos envolvidos.

O nome do evento, de acordo com a professora Luisa, é uma homenagem ao Professor aposentado José Antônio Braga Neto, que foi fundamental para criação e início do curso de Engenharia de Alimentos na UFMS, além de ser considerado um grande incentivador da inovação e do desenvolvimento de novos produtos.

Na edição deste ano, quatro grupos de alunos apresentaram suas criações inovadoras: Power Pop, um picolé feito de frutos nativos; Aguavira, um isotônico à base de guavira, fruto típico do cerrado brasileiro; Churrets, churros feitos com farinha de baru e cobertura de maçã com baru; e Bites Bliss, um waffle com chocolate e baru.

Além das apresentações, os grupos propiciaram aos presentes um momento de degustação dos produtos desenvolvidos, o que foi essencial para definição dos votos dos jurados e da plateia.

Após as apresentações, os jurados, Prof. Dr. João Renato Junqueira de Jesus, Prof. Dr. José Antônio Braga Neto e Heraldo Colombo Júnior, anunciaram seus votos, que combinado com o voto do público definiu o grande vencedor do ano de 2024: o Churrets. O grupo responsável por essa criação foi elogiado pela inovação e pelo cuidado com os detalhes na execução do produto. Os jurados destacaram a harmonização dos ingredientes e a originalidade da proposta, que combinou a tradicional receita de churros com os sabores únicos da farinha de baru e do recheio de maçã com baru. Além disso, o armazenamento, a embalagem e o modo de preparo do Churrets também foram critérios elogiados pelos jurados.

Ao final do evento tivemos um delicioso Coffee Break, no qual alunos, professores e convidados discutiram as ideias apresentadas e trocaram experiências.

Ficou curioso para saber mais sobre o II Prêmio Braga de Inovação? – O projeto CEA vai “matar” sua curiosidade! Acesse as redes sociais do curso:

• Instagram: @engenhariadealimentosufms.
  • Tiktok: @eng.alimentosufms

Heloisa Rocha Borges

Membro do CEA – Projeto de Extensão Conhecendo a Engenharia de Alimentos.