Agosto Lilás na Facfan: Projeto CEA Organiza Evento para Promover Conscientização e Apoio Mútuo no Combate à Violência Universitária

No dia 15 de agosto, o projeto CEA, coordenado pela profª Drª Thaisa Balbinoti, organizou o evento “Agosto Lilás: Eu Respeito! Promovendo um Ambiente Seguro”, destinado a promover a conscientização e a discussão sobre temas relacionados à violência e ao assédio, especialmente no ambiente universitário. O evento, que teve suas portas abertas para toda comunidade acadêmica, destacou-se pela sua abordagem inclusiva e impactante.

A programação começou com um café da manhã solidário, proporcionando um momento de interação entre os alunos e os convidados. Em seguida, a estudante do curso de Engenharia de Alimentos, Heloisa Bassoto, emocionou a todos com sua apresentação, principalmente ao cantar a música “Abafaram Nossa Voz”.

O ponto alto da manhã foi a sessão educacional facilitada pelas representantes do Coletivo Elas Podem, uma organização dedicada à identificação e combate à violência e ao assédio. As convidadas Ladi Souza e Karla Melo trouxeram discussões fundamentais, abordando temas como a identificação de diferentes formas de violência e as estratégias de prevenção e combate. Ladi Souza, discente de Psicologia na UCDB e co-fundadora do Coletivo Elas Podem, compartilhou sua experiência em projetos de proteção aos direitos humanos. Karla Melo, cientista social e presidente do Coletivo Elas Podem, destacou a importância da luta pela diversidade e inclusão, além de suas vivências na gestão cultural.

Uma das atividades mais emocionantes foi a dinâmica do “barbante”, onde os presentes compartilharam suas experiências pessoais de violência, sejam elas físicas, psicológicas ou verbais. Esse momento de partilha e acolhimento foi marcado por uma profunda conexão entre os envolvidos, evidenciando a força e a importância do apoio mútuo.

Encerrando o evento, a Mesa Redonda Lilás proporcionou uma discussão aberta sobre a criação e manutenção de um ambiente universitário seguro e respeitoso. Moderada pela Profª Drª Mariana Ferreira Oliveira Prates, coordenadora de Gestão Acadêmica da Facfan, a mesa contou com a participação da Profª. Drª. Luciana Contrera, responsável pelo Programa “Sou MULHER UFMS”, Mariana Rezende Fragoso, representante dos servidores técnicos da FACFAN e Alicia Barbosa Marques, discente do curso de Engenharia de Alimentos.

O evento foi concluído com sucesso, deixando uma marca significativa na comunidade acadêmica e reforçando o compromisso com a criação de um ambiente universitário mais seguro, acolhedor e respeitoso.

Heloisa Rocha Borges Membro do CEA

Projeto de Extensão Conhecendo a Engenharia de Alimentos.