Campo Grande Fortalece Rede de Proteção: Evento “Por Elas” Lança Assistente Virtual e Reafirma Compromisso Contra a Violência de Gênero
Em um passo decisivo para o enfrentamento da violência contra as mulheres, o programa Protege – Por Elas, Proteção de Todos os Lados, realizou um evento de grande impacto no último dia 27 de agosto de 2025, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O encontro reuniu autoridades, comunidade e a academia para fortalecer as políticas públicas e apresentar ferramentas inovadoras na luta contra a violência de gênero.
O principal destaque da noite foi o lançamento do aplicativo “Vitória”, uma assistente virtual desenvolvida para ser um canal direto de apoio e proteção às mulheres. A ferramenta tecnológica promete facilitar o acesso à informação e ajuda, atuando como um elo crucial entre as vítimas e a rede de proteção. “A ‘Vitória’ chega para ser uma aliada invisível, mas poderosa, na palma da mão de quem precisa de auxílio, oferecendo um caminho seguro para a liberdade”, destacou um dos organizadores.
Além da novidade tecnológica, o evento dedicou-se a reforçar a importância da divulgação e utilização dos canais de denúncia e apoio já existentes. Foram amplamente publicizados números vitais como o 190 (Polícia Militar 24h) para urgências, o Disque Denúncia 180, o contato da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) 24h pelo 2020-1300, e o CEAMCA (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência) pelos telefones 67 3348-6698 ou 67 99653-5913. A mensagem foi clara: a denúncia é o primeiro passo para quebrar o ciclo da violência.
A relevância do evento foi ainda mais acentuada pela presença de importantes lideranças institucionais. Marcaram presença a Magnífica Reitora da UFMS, Professora Camila Ítavo, que ressaltou o papel fundamental da universidade na construção de uma sociedade mais justa; a Pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Professora Dra. Vivina Sol, enfatizando o compromisso da UFMS com a causa; a Coordenadora do Programa Sou Mulher UFMS, Professora Dra. Luciana Contrera, destacando a importância da conscientização e empoderamento; e a Diretora da FACFAN, Professora Dra. Luciana Miyagusku, reforçando a interdisciplinaridade no combate à violência.
O encontro “Por Elas, PROTEÇÃO de todos os lados” não apenas demonstrou o compromisso do Estado e de suas instituições com a vida e a cidadania das mulheres, mas também ofereceu esperança e ferramentas concretas para que mais mulheres possam se libertar de situações de violência, contando com um sistema de apoio cada vez mais robusto e acessível. A comunidade de Campo Grande foi convidada a ser parte ativa dessa rede, garantindo que a proteção seja, de fato, de todos os lados.

