Facfan promove conhecimento e inovação com Sealim e Sinatex em 2025
Entre os dias 22 e 24 de setembro, a Facfan se tornou o vibrante epicentro de dois grandes eventos científicos: a 7ª Semana de Engenharia de Alimentos (Sealim 7.0) e o 5º Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos (Sinatex). Com as temáticas: “Tendências e Inovação em Alimentos Sustentáveis” e “Qual bioeconomia que queremos?“, respectivamente, os eventos promoveram uma rica troca de conhecimentos, experiências e visões para o futuro da Engenharia de Alimentos e o uso sustentável da nossa biodiversidade.
Protagonismo estudantil e bioeconomia em Foco
A Sealim, organizada pelos próprios alunos do curso de Engenharia de Alimentos – com Ágata Beatriz Trevisan de Souza na presidência e Giovanna Ventura de Oliveira na vice-presidência, sob orientação da Professora Dra. Gabriela Corrêa Carvalho – destacou o papel fundamental dos estudantes na construção de um ambiente acadêmico dinâmico e conectado às demandas do mercado.

Já o Sinatex, coordenado pela Professora Dra. Raquel Pires Campos, abriu um espaço multiprofissional essencial para debater os caminhos da bioeconomia em Mato Grosso do Sul, incentivando o uso inteligente de frutos nativos e exóticos como motor para o desenvolvimento econômico e social da região.
Três dias de imersão e descobertas
A programação intensa incluiu:
- Palestras com renomados especialistas:Nomes como Prof. Valdely Kinupp e Profa. Izabel Castanha Gil brilharam na abertura da Sealim e na mesa-redonda “Titãs do Cerrado” do Sinatex, que também contou com a Profa. Ieda Maria Bortolotto e Profa. Eliana Gomes Pedrosa.

- Oficinas práticas:Os participantes puderam colocar a mão na massa, aprendendo técnicas de produção de cerveja, biscoito amanteigado com pequi, sanduíche 100% vegetal (Pão e Carne com Base em Plantas) e óleos essenciais.
- Visitas técnicas:Pontos em comum na sustentabilidade foram explorados na Real H (com destaque para o projeto Ciclos), Bioparque Pantanal e Cerrado em Pé.
- Apresentação de trabalhos científicos:21 resumos foram aprovados, e os três melhores trabalhos receberam prêmios, incluindo um voucher de 100% de desconto para participar do SLACAN (16º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, da Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA/UNICAMP, que discutirá, de 17 a 19 de novembro de 2025, em Águas de Lindóia (SP), “A Ciência de Alimentos e sua Importância na Saúde, no Desenvolvimento Tecnológico e Social“) e um livro “Qualidade e Tecnologia e Inspeção de Carnes”. Além disso, todos os participantes ganharam 30% de desconto para o SLACAN.

- Campeonato de ideias (CAMPI):Estudantes apresentaram soluções criativas para desafios do setor, como o reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia e a valorização de produtos regionais. As três melhores equipes foram premiadas, com o primeiro lugar ganhando um curso de confeitaria natalina do Senac e um livro “Tabela e Composição Química dos Alimentos”.

Feira da sociobiodiversidade: um encontro de sabores e Sustentabilidade
Um dos grandes destaques do evento foi a Feira da Sociobiodiversidade, que encerrou as atividades em 24/09, das 13h às 18h, no Complexo Multiuso da UFMS. Integrada à programação e com o valioso apoio do Mercado Escola UFMS, a feira se consolidou como um grande momento de troca de saberes e de aproximação direta entre produtores e consumidores engajados na busca por alimentos saudáveis e sustentáveis.
A diversidade de expositores foi notável, reunindo talentos e sabores de 6 municípios, além da capital Campo Grande. Entre os participantes, destacaram-se:
- De Terenos:A Estância Engenho com suas deliciosas rapadurinhas em potes e melados, e a JF Temperos que trouxe uma variedade de temperos com pequi, especiaria de guavira e urucum líquido.
- De Jaraguari:A Queijos Dazu, apresentando queijos artesanais diferenciados.
- De Itaporã:A Doces Conquistas, com goiabadas, geleias de goiaba e outros produtos saborosos.
- De Bandeirantes:A Minas Gold, com doces de leite artesanais.
- De Bonito:A Divino Sabor Santa Lúcia, especializada em geleias de frutos nativos e locais.
- De Miranda:A Associação Extrativista de Frutos Nativos da Aldeia Lalima, que trouxe polpa de bocaiuva e castanhas de bocaiuva, e a Biomas Brasil, com castanhas de baru torradas.
- Além destes, outros expositores enriqueceram a feira: a La Nutri UFMScom cucas de castanha de baru, Salame Pantaneiro – Nostra Charcuterie com salames especiais, De Colher em Colher com geleias do Cerrado e outros frutos, Divina Flor com óleo medicinal CBD, a Viver Natural com extratos medicinais, óleo de bocaiuva e diversos produtos, que contou com a participação do Frei Jonas, e o Projeto Extensão Tecnológica com Furnas do Dionísio que apresentou chá de casca de guavira com melado e refresco de bocaiuva com melado.
Essa pluralidade de produtos e a representatividade regional sublinharam o potencial da sociobiodiversidade de Mato Grosso do Sul, oferecendo uma experiência gastronômica e cultural única aos visitantes.
Sabores da Terra: Coffee Breaks Sustentáveis
Os coffee breaks, preparados pelo Projeto CEA, coordenado pela Prof Thaisa Carvalho Volpe Balbinoti, foram um show à parte, especialmente no dia do Sinatex, quando os frutos nativos e exóticos brilharam no cardápio. Cookies de jatobá, sequilhos de baru, cucas de bocaiúva com doce de leite e a esfiha enriquecida com massa de jatobá (produzida pela Central de Comercialização da Economia Solidária) demonstraram o enorme potencial de enriquecimento nutricional e a valorização dos empreendimentos locais e dos nossos biomas, fortalecendo os sistemas alimentares sustentáveis em MS.
Um Sucesso Que Superou Expectativas e Focou no Futuro
Com o apoio do programa \”Mais Cultura\” da UFMS, que em sua edição de 2025, realizada de 22 a 27 de setembro, proporcionou diversas atividades culturais, os eventos superaram todas as expectativas. Dentre as atrações, destacaram-se as apresentações musicais do Circuito Musical:
- 22/09/2025:Apresentação cultural no Sealim/Sinatex com o cantor Allan Fiori.
- 23/09/2025:Apresentação cultural no Sealim/Sinatex com o cantor Sem Fábios.
- 24/09/2025:Apresentação cultural no Sealim/Sinatex com o cantor Gabriel dos Santos.
“A participação ativa dos estudantes na organização e condução da Sealim e do Sinatex reforça o compromisso da Facfan em formar profissionais críticos, competentes e responsáveis, prontos para os desafios do futuro.”
Dicas:
- Dica 1:Quer saber mais sobre o SLACAN? Acesse: https://www.slacan.com.br/slacan-2025/page/5890-palavra-da-presidente?lang=pt-br
- Dica 2:Conheça mais sobre o Mercado Escola em https://mercadoescola.ufms.br/ e convidamos para prestigiarem toda quinta-feira a Exposição e Comercialização de produtos no Mercado Escola.
- Dica 3:Entenda o que foi disponibilizado no Festival Mais Cultura da UFMS em 2025 e não perca a próxima edição: https://maiscultura.ufms.br/programacao-2025/
- Dica 4:Conheça detalhes dos livros que foram premiação para os primeiros lugares:
Livro que foi prêmio do primeiro lugar do CAMPI: FRANCO, Guilherme. Tabela de composição química dos alimentos. 9. ed. São Paulo: Atheneu, [s.d.]. 324 p.
Doado pela Livraria do Campus – UNESP Botucatu
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Livro que foi prêmio do primeiro lugar de resumos submetidos: ROSSI, Gabriel Augusto Marques. Qualidade, tecnologia e inspeção de carnes. 1. ed. São Paulo: Editora MedVet, 2022. 348 p.
Doado pela Editora MedVet
![]() |
![]() |
![]() |








