FACFAN UNE CURSOS EM AÇÃO SOLIDÁRIA NO HEMOSUL

Postado por: Danilo Vegini De Matos Matos

Na manhã do dia 14 de junho, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN/UFMS) promoveu uma mobilização especial no Hemosul Coordenador, em Campo Grande, unindo solidariedade, ciência e cidadania. A ação contou com a participação de estudantes e professores dos cursos de Nutrição, Farmácia e Engenharia de Alimentos, reafirmando o papel transformador da universidade na sociedade.

A iniciativa partiu da experiência pessoal da estudante Maria Eduarda Mendonsa Ferreira, do curso de Engenharia de Alimentos, doadora regular e coordenadora do Setor de Campanhas do projeto de extensão CEA – Conhecendo a Engenharia de Alimentos. Sensibilizada à doação, Maria Eduarda propôs uma ação conjunta e encontrou apoio imediato entre docentes e projetos de diferentes cursos.

A diretora da FACFAN, professora Luciana Miyagusku, apoiou a mobilização, que envolveu o projeto LAMAM (Liga Acadêmica Multiprofissional de Aleitamento Materno), da Nutrição, a Farmácia Escola, da Farmácia, e o CEA, da Engenharia de Alimentos. As atividades foram coordenadas pelas professoras Deise Bresan, Helen Crosseto e Thaisa Balbinoti.

Durante o evento, além da doação de sangue, foram realizadas atividades educativas com o público. O LAMAM promoveu orientações e quizzes interativos sobre aleitamento materno, abordando mitos e verdades; a Farmácia Escola distribuiu balms labiais e materiais informativos, utilizando linguagem lúdica para conscientizar sobre a importância da doação de sangue. Já o projeto CEA entregou aos servidores do Hemosul geleia de hibisco produzido pelos próprios alunos e ofertou aos doadores pipoca doce, palitos de orégano e chá mate, além de proporcionar um momento musical com violão, tornando o ambiente ainda mais acolhedor com a estudante Julia Nakata.

Em entrevista ao Campo Grande News, a diretora Luciana destacou: “A mobilização dos cursos é uma chance de integrar as atividades que desenvolvemos na graduação com a sociedade. As pessoas estão recebendo um carinho.”

🔗 Confira a matéria no Campo Grande News:
“Vim ajudar, não custa”: a receita de amor ao próximo no dia do doador de sangue

Mais do que uma campanha, a ação no Hemosul representou um gesto concreto de empatia e compromisso social. Nascida da atitude solidária de uma aluna, ganhou corpo e força ao integrar diferentes saberes em torno de uma causa única: salvar vidas.

A FACFAN mostrou, mais uma vez, que conhecimento e sensibilidade andam de mãos dadas — e que doar sangue é também doar tempo, atenção e esperança a quem mais precisa.