Farmácia Escola completa um ano de funcionamento

Postado por: Antunay Martins

Atualmente a Farmácia recebe pacientes com esclerose múltipla, atendidos no ambulatório do Hospital Universitário e realiza a dispensação dos medicamentos prescritos. O atendimento, que congrega atualmente um público de 70 a 90 pacientes, é feito por três farmacêuticos que além de entregar a medicação, orientam o paciente.

A coordenadora da Farmácia Escola, Maria Tereza Ferreira Duenhas Monreal explica que o objetivo é o aprendizado do aluno. Cerca de 100 alunos passam por aqui durante o período letivo, seja para aulas práticas na disciplina de Semiologia Farmacêutica, ou de estágio supervisionado, onde são supervisionados pelas farmacêuticas responsáveis técnicas, ressalta.

As farmacêuticas Vanessa Marcon de Oliveira e Érica Freire de Vasconcelos Pereira informaram que a farmácia pretende fazer o acompanhamento Farmacoterapêutico, além de ampliar a distribuição de medicação para outros pacientes, portadores de Asma e de Esclerose Lateral Amiotrópica (ELA).

De acordo com Edílson Santana da Silva, Coordenador da assistência Farmacêutica Especializada da Casa da saúde, os medicamentos são fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde e a UFMS os dispensa (distribui) e atende os pacientes.

Participaram do evento servidores, professores e alunos da UFMS, a Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Dulce Lopes Barboza Ribas, além do Presidente do Conselho Regional de Farmácia, Ronaldo Abraão, o Vice-Presidente, Osnei Okumoto, O presidente da Comissão de Análises Clínicas do Conselho de Farmácia, Flavio Shinzato, a professora do curso de Farmácia da UCDB, Maria de Lourdes Oshiro e a equipe da Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Assessoria de imprensa CCS/Reitoria