A LAMSA recebe homenagem no evento “Juntos pela Juventude” que acontecerá hoje (01/08) às 18:30 na Câmara dos Vereadores

Hoje, em 01 de agosto de 2019, a relação da LAMSA com a gestão municipal de saúde será fortalecida pela homenagem a ser recebida no evento Juntos pela Juventude, promovido pela prefeitura e sub secretaria da juventude, às 18:30, na Câmara dos Vereadores.

Visando a promoção da saúde sexual e reprodutiva para, principalmente, reduzir a vulnerabilidade dos jovens às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a gravidez não planejada iniciou, em 2015, o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) com abrangência nacional.

Em Campo Grande (MS), o SPE foi coordenado pelo setor de IST/SESAU e, desde 2012, foi apoiado pelo grupo de trabalho SPE-UFMS. Conforme descrito no Relatório Anual da SESAU, de 2015, as ações do SPE aumentaram em 300% após a parceria com as universidades.

No nosso município, em 2017, as atividades do projeto SPE foram incorporadas no Programa Saúde na Escola (PSE) e Projeto “Viva Saúde Jovem”, implantado pela Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde. Nesse mesmo ano, o grupo de trabalho SPE-UFMS, pela amplitude de suas ações, se organizou como Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde para o Adolescente (LAMSA).

Nesse contexto, o grupo LAMSA-UFMS atua há 7 anos para promoção da saúde ao adolescente de forma multiprofissional e interinstitucional. Na produção anual da liga,  prevalece ações de extensão nas escolas públicas do nosso município, porém, projetos de pesquisa e ensino potencializam o seu papel social e científico.

As ligas acadêmicas complementam a formação universitária em uma área específica do saber, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. É desenvolvida e organizada por acadêmicos orientados por professores, com a colaboração de profissionais das áreas em comum. Essas são características inerentes do grupo de trabalho denominado SPE-UFMS, iniciado em 2012, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), com foco na educação em saúde para adolescentes em escolas públicas. Desde sua origem, o grupo executa atividades vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) que, anualmente, são adaptadas para melhoria do trabalho. Até o momento, a maior produção ocorreu no eixo da extensão, seguido de pesquisa e ensino, com divulgação do que foi produzido em eventos, congressos e revistas. Buscando a evolução da equipe, em 2017, o grupo estruturou a Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente, regida por um Estatuto e com o objetivo de “desenvolver ações de prevenção de agravos e promoção à saúde do adolescente, no âmbito da atenção básica em saúde”. A LAMSA possibilita a participação de acadêmicos de diferentes cursos de graduação, organizados com duas coordenadorias (docente e discente) e quatro comissões (científica, administrativa, marketing e de materiais). Essa página do facebook foi elaborada em 2018 para divulgar as ações da Liga e incentivar outros grupos que queiram realizar atividades semelhantes.
Os ligantes atuam 4 h semanais para atividade de campo (extensão e/ou pesquisa) e 2 h semanais em sala de aula (terças, das 17-19 h, na sala de apoio do LTF). Os projetos de ensino possuem calendário próprio e são ofertados de acordo com a demanda do grupo.

É importante enfatizar que, promover a saúde desse público depende da intersetorialidade da saúde com outros setores, bem como da própria comunidade, uma vez que a saúde ampliada, desse segmento, ultrapassa as ações realizadas pelo setor da saúde (BRASIL, 2010)