Farmácia Escola Profª Ana Maria Baraza da UFMS, está completando nove anos de funcionamento

No mês de setembro a Farmácia Escola Profª Ana Maria Baraza da UFMS, que está funcionando desde setembro de 2014, por meio de um Acordo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Gross do Sul (SES/MS), está completando nove anos de funcionamento.
É uma unidade vinculada à FACFAN, que atende, mensalmente, cerca de 530 pacientes cadastrados, que utilizam medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, o que corresponde a uma média de 24 pacientes por período de atendimento.
Além de atender pacientes portadores de esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, na Farmácia ainda são realizadas as aulas práticas de três disciplinas e de estágio obrigatório em especificidades regionais, o que corresponde a, aproximadamente, 45 alunos semestre realizando atividades práticas em cenário real de ensino-aprendizagem.
Na Farmácia Escola também são desenvolvidos Projetos de Extensão e de Pesquisa, envolvendo alunos da graduação e da pós-graduação. Do projeto de extensão podem participar comunidade interna e externa da UFMS e, no mesmo são prestados serviços e procedimentos clínicos farmacêuticos à população, para melhorar a qualidade de vida e promover o uso racional de medicamentos.
Desta forma, cumpre seu papel na graduação contribuindo com a formação dos acadêmicos e cumpre, também, com seu papel social, melhorando indicadores de saúde com a responsabilidade social que toda IES deve ter com a comunidade na qual está inserida.
Parabéns aos servidores envolvidos e nosso agradecimento especial à SES/MS, que por meio do Acordo de Cooperação viabilizou a implantação e funcionamento da nossa Farmácia Escola.