III Semana Julina de Alimentos

Postado por: Antunay Martins

Nos dias 5 e 6 de julho de 2023, foi realizada, com grande sucesso, a terceira edição anual da Semana Julina de Alimentos, um evento organizado pelos acadêmicos de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob coordenação da professora Dra. Luísa Freire.

Com o objetivo primordial de promover a disseminação de conhecimentos e perspectivas inovadoras, o evento proporcionou um enriquecedor intercâmbio de experiências, apresentação de resultados de pesquisa e compartilhamento de inovações científicas e tecnológicas entre estudantes, pesquisadores e profissionais, sempre levando em consideração questões ambientais, sociais e éticas.

Sob o tema “Eng – Tec: Arraial de Possibilidades”, a III Semana Julina de Alimentos trouxe uma série de palestras que exploraram temas fascinantes, como novas técnicas de análise sensorial, o uso de colágeno hidrolisado, tecnologia de laticínios e aplicação de tecnologias não térmicas na indústria de alimentos.

A escolha do formato online possibilitou a participação de palestrantes e espectadores de diversas regiões do Brasil, ampliando significativamente o alcance do evento. Ao todo, aproximadamente 110 pessoas participaram ativamente dos dois dias de programação, demonstrando grande entusiasmo em relação ao ambiente de aprendizado e à troca de ideias enriquecedoras.

Dessa forma, a Semana Julina de Alimentos consolida-se como um marco importante no calendário acadêmico e profissional da área de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos, fortalecendo a busca por resultados científicos e tecnológicos nestas áreas. Com o sucesso de sua terceira edição, o evento reafirma seu papel fundamental na promoção do conhecimento e no estímulo à colaboração entre os envolvidos neste importante campo de estudo.

Autora: Thaís Lima de Freitas Claro, acadêmica de Engenharia de Alimentos.