PARTICIPAÇÃO DOS CURSOS DA FACFAN NA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2024 NA UFMS

Entre os dias 6 e 11 de maio, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sediou a Semana de Desenvolvimento Profissional, evento que promoveu uma série de atividades voltadas para a capacitação e atualização dos estudantes e profissionais com o tema “A inteligência artificial e os impactos no mercado de trabalho”. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) teve participação na programação, contribuindo com diversas atividades nas áreas de alimentos, nutrição e saúde.

A abertura do evento, no dia 6 de maio, contou com a participação de aproximadamente 190 pessoas no workshop “Otimize a Segurança Industrial: Estratégias de Controle de Acesso com Inteligência Artificial”, ministrado por Jonas Raul Balbinoti, líder de projetos no Centro de Inovação SESI-MS. Durante o workshop, foram apresentadas estratégias inovadoras para aprimorar a segurança industrial utilizando a tecnologia de inteligência artificial, destacando o impacto positivo dessas ferramentas no controle de acesso, em específico nas indústrias de alimentos. O projeto de extensão CEA (Conhecendo a Engenharia de Alimentos), coordenado pela professora Thaisa Carvalho Volpe Balbinoti, foi responsável pela organização e cobertura multimídia deste evento.

Ainda no dia 6, às 19h00, ocorreu uma mesa redonda com o tema “Uso da Inteligência Artificial na Atuação do Nutricionista: Ética Profissional e Inteligência Artificial e A Influência da Tecnologia na Construção de Ferramentas Instrumentalizadoras para Profissionais do SUS”. Os palestrantes, Viviani dos Santos Fontana e Gabriel Barbosa Delmondes de Moraes, discutiram questões éticas envolvidas no uso da inteligência artificial na nutrição, bem como a importância da tecnologia na criação de ferramentas para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 7 de maio, às 13h15, Débora Ribeiro Charro, sócio administradora da empresa Green Souk Mercado Natural, liderou uma discussão interativa para aproximadamente 70 pessoas sobre “Transformando o Negócio Alimentício: Como a Inteligência Artificial Impulsiona o Empreendedorismo”. A discussão abordou como a inteligência artificial pode revolucionar o setor alimentício, impulsionando o empreendedorismo e trazendo novas oportunidades para o mercado. O projeto de extensão CEA foi responsável pela organização e cobertura multimídia desta atividade.

Na tarde de quarta-feira, dia 8 de maio, tivemos a palestra presencial “Aplicações de Técnicas Ópticas Associadas à Inteligência Artificial na Saúde”, ministrada pelo Prof. Dr. Cícero Rafael Cena da Silva, do INFI/UFMS, ocorrida no Auditório Prof. Inard Adami, do LAC/FACFAN. Prof. Cícero é pesquisador na área de biofotônica, atuando no desenvolvimento de métodos de fotodiagnóstico utilizando técnicas de espectroscopia ótica molecular e inteligência artificial, além de ser vice-coordenador do SISFOTON-UFMS. Contamos com a participação de alunos de graduação, pós-graduação e docentes, que após a palestra tiraram dúvidas sobre o tema com o palestrante.

Na manhã de quinta-feira, dia 9 de maio, tivemos a Roda de Conversa “Inteligência Artificial e ChatGPT: Ética, Inovação Tecnológica e Pesquisa Científica”, ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos e Prof. Dr. Michel Canuto de Sena. A palestra foi transmitida pelo canal do YouTube da SEDEP e ficou gravada no link. Tivemos muitos comentários ao longo da roda de conversa, onde os palestrantes discutiram modelos como o ChatGPT e outras inovações tecnológicas impulsionadas pela IA e seu impacto na pesquisa. Destacou-se o papel crucial da ética na aplicação e desenvolvimento de sistemas de IA, abordando questões como viés e transparência, além de desafios éticos, incluindo estratégias para enfrentá-los. Tivemos um pico de 153 pessoas assistindo ao vivo, interagindo no chat e enviando perguntas, que foram repassadas aos convidados no fim da roda de conversa.

A participação da Facfan na Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS destacou a importância da integração da tecnologia com a formação e atuação dos profissionais, promovendo debates enriquecedores e oferecendo aos participantes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e competências em um cenário de constante evolução tecnológica.

“Uso da Inteligência Artificial na Atuação do Nutricionista: Ética Profissional e Inteligência Artificial e A Influência da Tecnologia na Construção de Ferramentas Instrumentalizadoras para Profissionais do SUS” com os palestrantes Viviani dos Santos Fontana e Gabriel Barbosa Delmondes de Moraes

“Transformando o Negócio Alimentício: Como a Inteligência Artificial Impulsiona o Empreendedorismo” com , Débora Ribeiro Charro, sócio administradora da empresa Green Souk Mercado Natural