Retrospectiva CEA 2025 – Um Ano de Engajamento, Criatividade e Protagonismo Estudantil na FACFAN
Em 2025, o projeto de extensão CEA – Conhecendo a Engenharia de Alimentos, coordenado pela professora Thaisa Carvalho Volpe Balbinoti, reafirmou seu papel como um dos projetos de extensão mais vibrantes, articuladores e transformadores da FACFAN. Com ações contínuas ao longo do ano, os estudantes demonstraram não apenas competência técnica, mas um compromisso extraordinário com a comunidade acadêmica, com a sociedade e com a consolidação de um ambiente acolhedor, participativo e inovador.
Foram mais 55 iniciativas realizadas ao longo do ano, impactando milhares de pessoas dentro e fora da universidade, fortalecendo a visibilidade do curso de Engenharia de Alimentos e da FACFAN.
No início de 2025, o projeto estruturou seus setores e isso trouxe ainda mais profissionalismo às ações. Cada setor assumiu responsabilidades estratégicas, garantindo alinhamento, eficiência e maior impacto. Essa organização foi essencial para o projeto ser contemplado, pela primeira vez, com bolsas de extensão para os estudantes.
O CEA esteve presente em diferentes eventos institucionais e da comunidade. Destaque para:
- Recepção aos calouros – organização da semana de recepção aos calouros da Engenharia de Alimentos; participação da recepção aos calouros de toda UFMS no corredor central; e colaboração na recepção oficial dos estudantes internacionais na Aginter.
- III Jornada de Pesquisa, Tecnologia e Inovação no Bioparque Pantanal – o projeto colaborou para o curso de Engenharia de Alimentos transformar o Bioparque Pantanal em um verdadeiro laboratório sensorial.
- Show de Verão e Arraiá da UFMS– o projeto encantou a todos com sua barraca e produtos, propiciando momentos de integração, pertencimento e fortalecimento da vida estudantil dentro da UFMS.
- Vem para a UFMS, Feira de profissões do Colégio Militar e Escola Estadual Aracy Eudociak – o CEA levou educação, conhecimento e inspiração para jovens que sonham em ingressar na universidade.
- Corrida do Pantanal – O projeto marcou presença de forma saborosa e educativa na entrega dos kits da Corrida do Pantanal, realizada no Centro de Convenções Albano Franco. No evento, foi oferecido um sorvete exclusivo de chocolate com castanha de baru.
Cada evento demonstrou a capacidade do CEA de mobilizar pessoas, encantar públicos e unir a comunidade. Por esse motivo, o projeto recebeu outorga da Medalha do Mérito da Juventude “Fábio Cunha”, na Câmara Municipal de Campo Grande/MS.
O CEA se destaca por incluir responsabilidade social em sua essência. Em 2025 promovemos e apoiamos diferentes ações:
- Corredor da Saúde – o projeto reafirmou seu compromisso com a promoção da saúde e a conscientização da comunidade.
- Cabide Solidário – neste ano, o projeto criou a iniciativa do Cabide Solidário, no qual a comunidade da FACFAN realiza doações e o CEA viabiliza a distribuição gratuita de todos os itens arrecadados. Foram realizadas três edições, cada uma em um local diferente: LAC, Farmácia Viva e Farmácia Escola.
- Agosto Lilás – o projeto articulou diferentes ações, como oficina de defesa pessoal para mulheres e palestras de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e violência política.
- Setembro Amarelo – o projeto CEA promoveu uma manhã de Yoga em parceria com projeto “Yoga Para Todo” e a Farmácia Viva da FACFAN. Além disso, na Unital aconteceu a dinâmica “Estoure sua dor”.
- Campanha no HEMOSUL – CEA, juntamente com outros projetos da FACFAN, promoveu uma mobilização especial no Hemosul Coordenador de Campo Grande, unindo solidariedade, ciência e cidadania.
Essas iniciativas reforçaram nossa visão de que a formação profissional também é feita de valores e impacto social.
Neste ano, o CEA esteve inserido em momentos de grande relevância, como:
- Integra UFMS, stand da COP 15 e Feira das Profissões UFMS – o projeto levou sete trabalhos ao maior evento científico de Mato Grosso do Sul, destacando-se o podcast “Além da Embalagem” desenvolvido pelo setor científico, que foi indicado entre os cinco melhores trabalhos na categoria PROECE.
- 7ª Semana de Engenharia de Alimentos (Sealim 7.0) e 5º Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos (Sinatex) – o projeto participou ativamente de ambos os eventos, fornecendo todos os coffee breaks e apresentando três trabalhos, dois quais o trabalho “Além da Embalagem: comunicação digital para a divulgação científica e profissional da Engenharia de Alimentos” foi contemplado com o segundo lugar.
- Eventos acadêmicos e institucionais – O CEA atuou como parceiro em diversos eventos ao oferecer preparações servidas nos coffee breaks, sempre com o propósito de valorizar os frutos do Cerrado e do Pantanal. Ao longo do ano, foram realizadas 27 produções, especialmente desenvolvidas para atender diferentes ocasiões, como o Fórum da Pós-Graduação da UFMS, a comemoração dos 46 anos da Universidade, com participação na inauguração do Museu da Ciência e Tecnologia da UFMS, o I Encontro Estadual do PNAE em Mato Grosso do Sul, o 1º Seminário de Integridade: Cultura Ética como Estratégia de Governança da UFMS e o Seminário Internacional APHELEIA.
E claro, não podemos deixar de destacar que o projeto CEA esteve diretamente envolvido na organização e realização das três grandes festas que movimentaram a FACFAN em 2025:
Neste ano, o projeto também ampliou sua produção de conteúdo por meio da criação da Conexão CEA – Newsletter, um informativo mensal com atualizações da área de alimentos, e do podcast Além da Embalagem, que lançou duas temporadas repletas de conteúdos relevantes e inspiradores. O podcast está disponível no Spotify e no YouTube.
Nada do que vivemos em 2025 seria possível sem uma grande rede de apoio. O projeto CEA agradece:
- À Direção da FACFAN, especialmente à professora Luciana Miyagusku, por todo apoio, incentivo e confiança no trabalho do CEA.
- Aos estudantes membros do CEA, que foram protagonistas absolutos: planejaram, executaram, criaram, divulgaram e emocionaram com cada entrega.
- Aos estudantes e demais colaboradores, mesmo não fazendo parte do projeto, sempre se dispuseram a ajudar quando precisamos, demonstrando espírito de equipe e pertencimento.
- Aos técnicos da UNITAL, pelo suporte incansável, pela parceria nas produções e pela dedicação que possibilitou a realização de tantas produções de qualidade.
- Aos professores e técnicos da FACFAN, que participam, prestigiam, fortalecem e acreditam no CEA, estando presentes em nossas ações, campanhas e eventos.
- A todos que direta ou indiretamente contribuíram, oferecendo apoio, ideias, trabalho, carinho e presença.
Cada um de vocês faz parte dessa história.
“Em 2025, o CEA viveu um dos anos mais intensos, criativos e transformadores de sua história. Nada disso seria possível sem as pessoas que caminharam ao nosso lado. Por isso, MUITO OBRIGADA!” – Profa. Thaisa Balbinoti, Coordenadora do projeto.
Por fim, o CEA em 2025 trouxe muito impacto e legado e o resultado disso tudo foi: Um CEA grande, forte, humano e reconhecido.
Encerramos o ano com a certeza de que fizemos história e com ainda mais disposição para inovar, transformar e inspirar em 2026.
Porque no CEA, cada ação importa!
Texto por: Por: Gestão CEA 2025

