Retrospectiva CEA 2025 – Um Ano de Engajamento, Criatividade e Protagonismo Estudantil na FACFAN

Postado por: Aline Delmondes Otsuka

Em 2025, o projeto de extensão CEA – Conhecendo a Engenharia de Alimentos, coordenado pela professora Thaisa Carvalho Volpe Balbinoti, reafirmou seu papel como um dos projetos de extensão mais vibrantes, articuladores e transformadores da FACFAN. Com ações contínuas ao longo do ano, os estudantes demonstraram não apenas competência técnica, mas um compromisso extraordinário com a comunidade acadêmica, com a sociedade e com a consolidação de um ambiente acolhedor, participativo e inovador.

Foram mais 55 iniciativas realizadas ao longo do ano, impactando milhares de pessoas dentro e fora da universidade, fortalecendo a visibilidade do curso de Engenharia de Alimentos e da FACFAN.

No início de 2025, o projeto estruturou seus setores e isso trouxe ainda mais profissionalismo às ações. Cada setor assumiu responsabilidades estratégicas, garantindo alinhamento, eficiência e maior impacto. Essa organização foi essencial para o projeto ser contemplado, pela primeira vez, com bolsas de extensão para os estudantes.

O CEA esteve presente em diferentes eventos institucionais e da comunidade. Destaque para:

Cada evento demonstrou a capacidade do CEA de mobilizar pessoas, encantar públicos e unir a comunidade. Por esse motivo, o projeto recebeu outorga da Medalha do Mérito da Juventude “Fábio Cunha”, na Câmara Municipal de Campo Grande/MS.

O CEA se destaca por incluir responsabilidade social em sua essência. Em 2025 promovemos e apoiamos diferentes ações:

  • Corredor da Saúde – o projeto reafirmou seu compromisso com a promoção da saúde e a conscientização da comunidade.
  • Cabide Solidário – neste ano, o projeto criou a iniciativa do Cabide Solidário, no qual a comunidade da FACFAN realiza doações e o CEA viabiliza a distribuição gratuita de todos os itens arrecadados. Foram realizadas três edições, cada uma em um local diferente: LAC, Farmácia Viva e Farmácia Escola.
  • Agosto Lilás – o projeto articulou diferentes ações, como oficina de defesa pessoal para mulheres e palestras de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e violência política.
  • Setembro Amarelo – o projeto CEA promoveu uma manhã de Yoga em parceria com projeto “Yoga Para Todo” e a Farmácia Viva da FACFAN. Além disso, na Unital aconteceu a dinâmica “Estoure sua dor”.
  • Campanha no HEMOSUL – CEA, juntamente com outros projetos da FACFAN, promoveu uma mobilização especial no Hemosul Coordenador de Campo Grande, unindo solidariedade, ciência e cidadania.

Essas iniciativas reforçaram nossa visão de que a formação profissional também é feita de valores e impacto social.

Neste ano, o CEA esteve inserido em momentos de grande relevância, como:

  • Integra UFMS, stand da COP 15 e Feira das Profissões UFMSo projeto levou sete trabalhos ao maior evento científico de Mato Grosso do Sul, destacando-se o podcast “Além da Embalagem” desenvolvido pelo setor científico, que foi indicado entre os cinco melhores trabalhos na categoria PROECE.
  • 7ª Semana de Engenharia de Alimentos (Sealim 7.0) e 5º Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos (Sinatex)o projeto participou ativamente de ambos os eventos, fornecendo todos os coffee breaks e apresentando três trabalhos, dois quais o trabalho “Além da Embalagem: comunicação digital para a divulgação científica e profissional da Engenharia de Alimentos” foi contemplado com o segundo lugar.
  • Eventos acadêmicos e institucionais – O CEA atuou como parceiro em diversos eventos ao oferecer preparações servidas nos coffee breaks, sempre com o propósito de valorizar os frutos do Cerrado e do Pantanal. Ao longo do ano, foram realizadas 27 produções, especialmente desenvolvidas para atender diferentes ocasiões, como o Fórum da Pós-Graduação da UFMS, a comemoração dos 46 anos da Universidade, com participação na inauguração do Museu da Ciência e Tecnologia da UFMS, o I Encontro Estadual do PNAE em Mato Grosso do Sul, o 1º Seminário de Integridade: Cultura Ética como Estratégia de Governança da UFMS e o Seminário Internacional APHELEIA.

E claro, não podemos deixar de destacar que o projeto CEA esteve diretamente envolvido na organização e realização das três grandes festas que movimentaram a FACFAN em 2025:

Neste ano, o projeto também ampliou sua produção de conteúdo por meio da criação da Conexão CEA – Newsletter, um informativo mensal com atualizações da área de alimentos, e do podcast Além da Embalagem, que lançou duas temporadas repletas de conteúdos relevantes e inspiradores. O podcast está disponível no Spotify e no YouTube.

Nada do que vivemos em 2025 seria possível sem uma grande rede de apoio. O projeto CEA agradece:

  • À Direção da FACFAN, especialmente à professora Luciana Miyagusku, por todo apoio, incentivo e confiança no trabalho do CEA.
  • Aos estudantes membros do CEA, que foram protagonistas absolutos: planejaram, executaram, criaram, divulgaram e emocionaram com cada entrega.
  • Aos estudantes e demais colaboradores, mesmo não fazendo parte do projeto, sempre se dispuseram a ajudar quando precisamos, demonstrando espírito de equipe e pertencimento.
  • Aos técnicos da UNITAL, pelo suporte incansável, pela parceria nas produções e pela dedicação que possibilitou a realização de tantas produções de qualidade.
  • Aos professores e técnicos da FACFAN, que participam, prestigiam, fortalecem e acreditam no CEA, estando presentes em nossas ações, campanhas e eventos.
  • A todos que direta ou indiretamente contribuíram, oferecendo apoio, ideias, trabalho, carinho e presença.

Cada um de vocês faz parte dessa história.

 “Em 2025, o CEA viveu um dos anos mais intensos, criativos e transformadores de sua história. Nada disso seria possível sem as pessoas que caminharam ao nosso lado. Por isso, MUITO OBRIGADA!” – Profa. Thaisa Balbinoti, Coordenadora do projeto.

Por fim, o CEA em 2025 trouxe muito impacto e legado e o resultado disso tudo foi: Um CEA grande, forte, humano e reconhecido.

Encerramos o ano com a certeza de que fizemos história e com ainda mais disposição para inovar, transformar e inspirar em 2026.

Porque no CEA, cada ação importa!

 

Texto por: Por: Gestão CEA 2025