Sou Ex-Aluno/Egresso

Como solicitar documentação para a Secretaria Acadêmica

Se você já colou grau, seu RGA se encontra como inativo em nossos sistemas, sendo então considerado como um aluno egresso/ex-aluno.

Para solicitar algum serviço/documentação junto à Secretaria Acadêmica de seu curso, acesse o site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e preencha um Requerimento como Ex-Aluno: https://prograd.ufms.br/aluno-egresso/. Os tipos de requerimento disponíveis são:

  • Apostila de alteração de dados no diploma;
  • Certificado de Conclusão de Curso;
  • Histórico Escolar;

OBS: Caso precise de algum serviço não listado nos tipos de requerimentos disponíveis no site da Prograd, entre em contato diretamente com a Secretaria Acadêmica da Facfan:

  • Via e-mails:
  • Curso de Farmácia: uapfarmacia.facfan@ufms.br
  • Curso de Engenharia de Alimentos: uapalimentos.facfan@ufms.br
  • Curso de Nutrição: uapnutricao.facfan@ufms.br
  • Via telefone/WhatsApp: (67) 3345-7316

Como acessar o diploma após a colação de grau

Desde o mês de dezembro de 2021 e, de acordo com a Portaria nº 1.001 do Ministério da Educação e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino, os Egressos devem receber o diploma na versão digital, não sendo mais utilizada a impressão da versão física no papel pelas instituições.

O Diploma Digital, assim como todos os demais documentos emitidos pela UFMS, possui certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para garantir autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento. Com a via digital disponível, você poderá levar até uma gráfica que realize a impressão do documento de forma adequada, caso precise de uma via física em mãos.

O prazo mínimo para emissão da 1ª via do diploma é de 60 dias e máximo de 120 dias. Após a emissão, você poderá obter o diploma através de sua área restrita no Siscad, acessando com seu passaporte e senha em ”Meus Documentos”. Em caso de problemas de acesso ao Siscad, orientamos entrar em contato com a Agetic pelo e-mail suporte.agetic@ufms.br.

Passo a passo para acessar o diploma digital no Siscad pelo computador

Passo a passo para acessar o diploma digital no Siscad pelo celular

Orientações para verificação de validade e autenticidade do diploma digital

Como solicitar a 2ª via de seu diploma

Acessar o Requerimento Acadêmico on-line como Ex-Aluno (https://prograd.ufms.br/aluno-egresso/) e selecionar a opção “Solicitação de 2ª via de Diploma”. Anexar no formulário os seguintes documentos:

  • Caso 1 – Extravio do Diploma:
    – Boletim de Ocorrência (BO), devidamente assinado;
    – Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (https://recolhimento.ufms.br/publico/guia/1335) devidamente paga  (Nome do Recolhimento: 2ª Via de Diplomas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu);
    – Certidão de Nascimento/Casamento;
    – RG.
  • Caso 2: Diploma Avariado:
    – Anexar o Diploma Avariado;
    – Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (https://recolhimento.ufms.br/publico/guia/1335) devidamente paga (Nome do Recolhimento: 2ª Via de Diplomas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu);
    – Certidão de Nascimento/Casamento;
    – RG.

OBSERVAÇÃO: Desde dezembro de 2021 e, de acordo com as portarias nº 330, de 05 de abril de 2018 e nº 1.001, de 08 de dezembro de 2021 do Ministério da Educação – MEC e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, os Egressos recebem o diploma digital, não há mais a impressão da versão física/no papel. A média de prazo de chegada da segunda via é de, no mínimo, 60 dias. Após registrados, os diplomas estarão à disposição no Siscad dos titulados e para os mais antigos, o acesso é feito através do login com o gov.br.

Editais de ingresso para portadores de diploma

O processo seletivo denominado Transferência Externa, Refugiados e Portador de Diploma é o meio através do qual portadores de diploma em curso de nível superior de graduação reconhecido pelo MEC podem concorrer a vagas em qualquer curso da UFMS que tenha vagas ociosas. O preenchimento das vagas acontece respeitando a ordem de preferência abaixo:

  • 1º – Transferência Externa – Classe I (Transferência para curso homônimo ao de origem)
  • 2º – Transferência Externa – Classe II (Transferência para curso homônimo ao de origem, porém, de modalidades diferentes (bacharelado ou licenciatura)
  • 3º – Transferência Externa – Classe III (Transferência para curso de nome distinto ao de origem, porém da mesma área de conhecimento)
  • 4º – Estrangeiros Portadores de Visto de Refugiado, Humanitário ou Reunião Familiar
  • 5º – Portador de diploma

É o meio através do qual portadores de diploma em curso de nível superior de graduação reconhecido pelo MEC podem concorrer a vagas em qualquer curso da UFMS que tenha vagas ociosas.

A inscrição e escolha do curso é toda realizada pela internet e não é cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Não é necessário realizar qualquer tipo de prova, basta realizar sua inscrição e anexar os documentos conforme especificado em edital.

Este processo ocorre duas vezes ao ano, sendo regido por editais específicos que podem ser acessados através do link https://ingresso.ufms.br/vagas-ociosas/.

Reconhecimento e revalidação de diplomas estrangeiros

A UFMS aderiu à Plataforma Carolina Bori e possui o Comitê Permanente de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas (CPRRD), responsável pela conferência e análise dos documentos enviados pelos interessados, e, conforme o caso, poderá solicitar prova, complementação de estudos ou ambos.

Informações e esclarecimentos sobre o processo devem ser solicitados pelo e-mail do Comitê, no endereço eletrônico: cprrd@ufms.br.

  • RESOLUÇÃO Nº 240-COUN/UFMS – Procedimentos para Revalidação de Diplomas de Cursos de Graduação e de Reconhecimento de Diplomas de Cursos de Pós-Graduação stricto sensu no âmbito da UFMS.