Projeto CEA e Checkmat promovem Oficina de Defesa Pessoal para Mulheres da FACFAN

Postado por: Danilo Vegini De Matos Matos

Como parte das ações da Campanha Agosto Lilás, que simboliza a luta pelo fim da violência contra a mulher, o Projeto CEA promoveu, na tarde do dia 18 de agosto, uma Oficina de Defesa Pessoal voltada ao público feminino da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN/UFMS), em parceria com a academia de Jiu-Jitsu Checkmat.

A atividade ocorreu nas instalações da própria academia e contou com a participação de 45 mulheres, entre estudantes e servidoras da FACFAN. O evento também reuniu importantes lideranças institucionais, como a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Professora Dra. Vivina Sol; a Coordenadora do programa Sou Mulher UFMS, Professora Dra. Luciana Contrera; a Diretora da FACFAN, Professora Dra. Luciana Miyagusku; e a Coordenadora do Projeto CEA, Professora Dra. Thaisa Balbinoti.

A atividade teve como propósito fortalecer a autoestima e a autonomia das mulheres, por meio da oferta de técnicas práticas de autoproteção e orientações sobre prevenção da violência. A oficina foi conduzida pela Professora Thayse Ribas e pelo monitor Eduardo Bitencour, que apresentaram métodos simples e eficazes para enfrentar situações do cotidiano.

A proposta da oficina nasceu no setor de campanhas do Projeto CEA, diante da crescente preocupação com os índices de feminicídio e violência contra mulheres em nosso estado. Reconhecendo a importância da autoproteção como ferramenta de segurança e empoderamento, a iniciativa buscou oferecer um espaço de aprendizado acessível e transformador.

Para muitas participantes, a experiência foi também um momento de fortalecimento pessoal. Como destacou uma das alunas: “Aula super necessária. Aprender sobre defesa pessoal nos dá condições de escapar de situações de vulnerabilidade.”

De acordo com a Professora Thaisa, coordenadora do CEA: “Propor atividades como estas, que valorizam a prevenção, a informação e o fortalecimento das mulheres, é fundamental. Precisamos reforçar sempre que a luta contra a violência é uma causa coletiva. O Agosto Lilás é um chamado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. E, nesse cenário, essa oficina cumpriu um papel muito especial: lembrar que a defesa pessoal não é apenas um ato físico, mas também uma forma de defender a nossa autoestima, a nossa liberdade e o nosso direito de viver sem violência.”

 

Texto: Por Maria Eduarda Mendonsa Ferreira – Coordenadora do setor de campanhas do CEA (Projeto de Extensão Conhecendo a Engenharia de Alimentos)