Projeto CEA no Agosto Lilás: palestras reforçam a importância da conscientização e do acolhimento

Postado por: Danilo Vegini De Matos Matos

Como parte da programação da Campanha Agosto Lilás, no dia 22 de agosto foram realizadas duas palestras voltadas à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O evento aconteceu no Auditório Marçal de Souza Tupã e teve como objetivo ampliar o debate sobre os direitos e a proteção das mulheres.

A abertura contou com uma apresentação cultural do acadêmico do curso de Engenharia de Alimentos, Jhonatan Pinheiro, que emocionou o público com músicas que enaltecem e celebram as mulheres.

Na sequência, as convidadas trouxeram reflexões essenciais sobre o tema. A defensora pública Thais Teixeira Dominato, titular da 1ª Defensoria da Mulher, apresentou a palestra “O papel do NUDEM na defesa de mulheres vítimas de violência”. Já Carla Stephanini, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, abordou o tema “A violência doméstica contra as mulheres e os crimes contra a dignidade sexual”.

 

As palestrantes compartilharam dados, experiências e orientações, destacando que a violência contra a mulher não se restringe a agressões físicas, mas também envolve ataques virtuais, assédio moral e psicológico, ameaças e perseguição. Além disso, reforçaram a importância da rede de acolhimento às vítimas e o papel da sociedade na construção de uma cultura de respeito e igualdade.

O encontro contou ainda com a presença de importantes lideranças da UFMS: a Pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Professora Dra. Vivina Sol, a Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Professora Dra. Luciana Miyagusku, e a Diretora de Esportes e Lazer, Professora Dra. Edinéia Aparecida.

 

Durante o evento, a professora Vivina destacou: “Um evento extraordinário, necessário, que trouxe dados e informações que precisam ser apropriados pela sociedade. A parceria UFMS e governo do Estado de MS tem se mostrado profícua. Esse trabalho coletivo em defesa das mulheres pode impactar na diminuição dos casos de violência, porque quanto mais apoio as vítimas de violência receberem, mais força e coragem elas terão para seguirem em frente e se libertarem das situações opressoras, causadoras de todas as formas de violência. Quero parabenizar a Facfan por esse protagonismo, pois demonstra na prática o nosso compromisso de sermos uma Universidade inovadora, sustentável e humana. Somos todos e todas contra todas as formas de violência contra as mulheres.”

 

Ao final, os participantes foram recebidos com um coffee break preparado pelo setor de produção do Projeto CEA, que proporcionou um momento de confraternização, troca de experiências e reflexões sobre os temas abordados.

 

De acordo com a Professora Thaisa, coordenadora do CEA: “Iniciativas como essa reafirma que o combate à violência contra a mulher exige informação, empatia e união de esforços. Trazer esse debate para o ambiente acadêmico é fundamental não apenas para a formação profissional, mas também para o crescimento pessoal dos estudantes, fortalecendo o compromisso da universidade com uma sociedade mais segura, justa e acolhedora. É dever de cada um se conscientizar e não se calar diante de qualquer forma de violência”.

 

Texto: Por Maria Eduarda Mendonsa Ferreira – Coordenadora do setor de campanhas do CEA (Projeto de Extensão Conhecendo a Engenharia de Alimentos)