Projeto CEA Participa dos Eventos Científicos CPA, EPFAR e SBQ
Os alunos do projeto de extensão “Conhecendo a Engenharia de Alimentos” (CEA), sob a orientação da Profª Drª Luciana Miyagusku, participaram ativamente da preparação dos coffee breaks para o XIV Curso de Plantas Alimentícias (CPA), o XIII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas & VI Simpósio em Biotecnologia (EPFAR) e o 7º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química da Região Centro-Oeste (SBQ).
Mais do que um simples coffee break, a proposta ofereceu uma verdadeira imersão nos sabores dos biomas Cerrado e Pantanal, com produtos desenvolvidos pelos próprios alunos que exaltavam a riqueza da flora local. Entre as delícias oferecidas estavam caponata de berinjela, geleia de guavira, pão de pequi, biscoitos de jatobá e um frozen de mamão com geleia de tamarindo. Essas criações conquistaram os paladares dos participantes e elevaram a experiência gastronômica dos eventos.
Os organizadores elogiaram a originalidade e o cuidado no preparo, destacando a experiência sensorial única proporcionada pelos coffee breaks e coquetéis, que celebraram a diversidade e o valor nutricional dos frutos regionais. O Prof. Edson dos Anjos, do Instituto de Biociências da UFMS e secretário da Sociedade Brasileira de Química, ressaltou a regionalidade e o impacto positivo das iguarias: “Os coffee breaks e coquetéis foram fantásticos, algo único, diferenciado e que trouxe regionalidade.”
O sucesso da iniciativa e o talento dos futuros engenheiros de alimentos foram amplamente reconhecidos, inspirando a valorização e o uso sustentável da biodiversidade do Cerrado e Pantanal em eventos de grande porte. Além de proporcionar esses momentos únicos, o projeto CEA também marcou presença com a coordenadora do projeto, Profª Thaisa Carvalho Volpe Balbinoti, que apresentou o CEA em uma palestra especial no EPFAR.
Confira os melhores momentos:
https://www.instagram.com/p/DAwHlqQS4_g/
https://www.instagram.com/p/DALv5_bpmyR/
https://www.instagram.com/p/C_vDFDKJnRJ/
Por
Maria Eduarda Fonseca
Membro do CEA
Projeto de Extensão Conhecendo a Engenharia de Alimentos.