Projeto de Extensão CEA na Rádio Educativa UFMS

O projeto CEA “Conhecendo a Engenharia de Alimentos” no dia 17 de julho teve a honra de participar de um bate-papo no programa “Rádio Jornal da UFMS” na Educativa UFMS. A professora coordenadora do projeto, Thaisa Carvalho Volpe Balbinoti, e a aluna Maria Eduarda Fonseca compartilharam suas experiências e falaram sobre as diversas atividades realizadas pelo projeto.

Durante a entrevista, a professora destacou a importância do projeto em promover o curso de Engenharia de Alimentos da UFMS. “Nós atuamos em escolas, apresentando aos alunos o que é o curso e quais são as oportunidades na área. Queremos despertar o interesse dos jovens pela Engenharia de Alimentos”. Além das atividades nas escolas, o projeto também participa e organiza eventos dentro da UFMS, voltados para toda a comunidade acadêmica da FACFAN. Entre os eventos citados, destacam-se: Semana de Recepção aos Calouros da FACFAN; Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS; Prêmios Braga e Lata de Inovação; e as tradicionais festas, Arraiá e Festa à Fantasia, que são momentos de integração e diversão. O CEA também está diretamente envolvido em eventos externos à UFMS, como a Jornada de Pesquisa e Tecnologias no Bioparque Pantanal e a Festa Junina Vegana em Campo Grande.

Durante a entrevista, foi ressaltado que o curso de Engenharia de Alimentos da UFMS está entre os seis melhores do país, tendo recebido nota máxima no MEC. Este reconhecimento é um reflexo do trabalho árduo da gestão, do empenho dos professores e técnicos, além da dedicação de nossos estudantes. Além disso, os projetos desenvolvidos no curso, como o CEA, foram e são essenciais para garantir a credibilidade do nosso curso.

A professora Thaisa Balbinoti também enfatizou em sua fala o papel fundamental do Engenheiro de Alimentos na aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos no processamento de alimentos industrializados: “Nosso objetivo é garantir que os alimentos cheguem ao consumidor de forma segura, nutritiva e de alta qualidade”.

Maria Eduarda Fonseca, aluna entrevistada, compartilhou seu relato inspirador sobre como conheceu e se interessou pelo curso através das redes sociais do projeto: “Participar do projeto é gratificante, pois posso levar informações sobre o curso e atrair mais alunos para a Engenharia de Alimentos”. Maria também destacou a importância do projeto em sua trajetória acadêmica e como tem contribuído para a agregação de conhecimento na sociedade.

O projeto CEA tem desempenhado um papel importante e significativo na divulgação e valorização do curso de Engenharia de Alimentos na UFMS. Através das redes sociais e das ações, o projeto tem atraído novos alunos e promovido a importância deste profissional para a sociedade.

Confira a íntegra da entrevista do CEA na Rádio Educativa UFMS: https://educativa.ufms.br/17-07-2024/

Quer saber mais sobre o CEA e nossas ações? Acesse as redes sociais:

• Instagram: @engenhariadealimentosufms.
  • Tiktok: @eng.alimentosufms

Heloisa Rocha Borges

Membro do CEA

Projeto de Extensão Conhecendo a Engenharia de Alimentos.