Projeto de Extensão CEA no III Prêmio Lata de Inovação

Aconteceu no curso de Engenharia de Alimentos no dia 24 de junho de 2024 o III Prêmio Lata de Inovação, idealizado e organizado pela professora Luisa Freire. O evento é resultado da entrega dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da disciplina “Embalagens para Alimentos”, que desafiou os estudantes a desenvolverem novas embalagens cartonadas, colocando a criatividade em prática e atendendo a todos os requisitos legais previsto pela legislação. O projeto CEA “Conhecendo a Engenharia de Alimentos” esteve presente, fazendo a cobertura midiática deste evento incrível e garantindo ainda mais a visibilidade das atividades realizadas no curso, além de valorizar o talento e a criatividade dos alunos envolvidos.

Neste ano, o evento contou com a apresentação de três grupos de alunos, cada um apresentando uma embalagem inovadora para um produto específico. O primeiro grupo, formado por Lucas, Luana e Júlia, desenvolveu uma embalagem para brigadeiro. A proposta visava não apenas proteger o doce, mas também oferecer uma apresentação atrativa e prática para o consumidor.

O segundo grupo, composto por Amanda, Ana Clara, Felipe, Maria Beatriz e Fábio, apresentou uma embalagem cartonada para donuts. A embalagem foi projetada para ser prática e funcional, facilitando o transporte e o consumo do produto. Além disso, o design buscava trazer uma sensação de nostalgia, evocando memórias agradáveis e experiências passadas dos consumidores.

O terceiro grupo, formado por Gabriela, Paloma e Luíza, criou uma embalagem para peixe congelado. Este projeto tinha como objetivo valorizar os pequenos produtores e promover a educação ambiental. A embalagem foi pensada para ser sustentável, educando os consumidores sobre práticas de consumo consciente e a importância da preservação ambiental.

Após as apresentações, as juradas da edição de 2024, as professoras Mariana Prates e Thaisa Balbinoti, avaliaram o conteúdo apresentado, bem como os protótipos das embalagens com base em critérios de inovação, funcionalidade, cumprimento das normas legais e impacto ambiental. O grande vencedor da III Prêmio Lata de Inovação foi o grupo que desenvolveu a embalagem para donuts. As juradas destacaram como os principais pontos fortes da embalagem desenvolvida a praticidade, a criatividade e a capacidade de evocar nostalgia.

O projeto CEA “Conhecendo a Engenharia de Alimentos” documentou todos os momentos do evento, desde as apresentações dos grupos até as interações com os jurados e o público presente. Essa cobertura foi essencial para divulgar o trabalho dos alunos e destacar a importância da inovação e da criatividade na área da Engenharia de Alimentos.

O evento “Lata de Inovação” novamente foi um sucesso, cumprindo seu objetivo de incentivar os alunos a aplicarem seus conhecimentos teóricos em projetos práticos e criativos. A participação ativa dos estudantes e o apoio da professora Luisa Freire foram fundamentais para o êxito do evento. Ademais, o projeto CEA continua a desempenhar um papel crucial na promoção das iniciativas acadêmicas e no fortalecimento da comunidade estudantil.

Ficou curioso para saber mais sobre o III Prêmio Lata de Inovação? – O projeto CEA vai “matar” sua curiosidade! Acesse as redes sociais do curso:

• Instagram: @engenhariadealimentosufms.
  • Tiktok: @eng.alimentosufms

Heloisa Rocha Borges

Membro do CEA

Projeto de Extensão Conhecendo a Engenharia de Alimentos.