Sou Ex-Aluno/Egresso
Como solicitar documentação para a Secretaria Acadêmica
Se você já colou grau, seu RGA se encontra como inativo em nossos sistemas, sendo então considerado como um aluno egresso/ex-aluno.
Para solicitar algum serviço/documentação junto à Secretaria Acadêmica de seu curso, acesse o site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e preencha um Requerimento como Ex-Aluno: https://prograd.ufms.br/aluno-egresso/. Os tipos de requerimento disponíveis são:
- Apostila de alteração de dados no diploma;
- Certificado de Conclusão de Curso;
- Histórico Escolar;
OBS: Caso precise de algum serviço não listado nos tipos de requerimentos disponíveis no site da Prograd, entre em contato diretamente com a Secretaria Acadêmica da Facfan:
- Via e-mails:
- Curso de Farmácia: uapfarmacia.facfan@ufms.br
- Curso de Engenharia de Alimentos: uapalimentos.facfan@ufms.br
- Curso de Nutrição: uapnutricao.facfan@ufms.br
- Via telefone/WhatsApp: (67) 3345-7316
Como acessar o diploma após a colação de grau
Desde o mês de dezembro de 2021 e, de acordo com a Portaria nº 1.001 do Ministério da Educação e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino, os Egressos devem receber o diploma na versão digital, não sendo mais utilizada a impressão da versão física no papel pelas instituições.
O Diploma Digital, assim como todos os demais documentos emitidos pela UFMS, possui certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para garantir autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento. Com a via digital disponível, você poderá levar até uma gráfica que realize a impressão do documento de forma adequada, caso precise de uma via física em mãos.
O prazo mínimo para emissão da 1ª via do diploma é de 60 dias e máximo de 120 dias. Após a emissão, você poderá obter o diploma através de sua área restrita no Siscad, acessando com seu passaporte e senha em ”Meus Documentos”. Em caso de problemas de acesso ao Siscad, orientamos entrar em contato com a Agetic pelo e-mail suporte.agetic@ufms.br.
Passo a passo para acessar o diploma digital no Siscad pelo computador
Passo a passo para acessar o diploma digital no Siscad pelo celular
Orientações para verificação de validade e autenticidade do diploma digital
Como solicitar a 2ª via de seu diploma
Acessar o Requerimento Acadêmico on-line como Ex-Aluno (https://prograd.ufms.br/aluno-egresso/) e selecionar a opção “Solicitação de 2ª via de Diploma”. Anexar no formulário os seguintes documentos:
- Caso 1 – Extravio do Diploma:
– Boletim de Ocorrência (BO), devidamente assinado;
– Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (https://recolhimento.ufms.br/publico/guia/1335) devidamente paga (Nome do Recolhimento: 2ª Via de Diplomas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu);
– Certidão de Nascimento/Casamento;
– RG.
- Caso 2: Diploma Avariado:
– Anexar o Diploma Avariado;
– Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (https://recolhimento.ufms.br/publico/guia/1335) devidamente paga (Nome do Recolhimento: 2ª Via de Diplomas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu);
– Certidão de Nascimento/Casamento;
– RG.
OBSERVAÇÃO: Desde dezembro de 2021 e, de acordo com as portarias nº 330, de 05 de abril de 2018 e nº 1.001, de 08 de dezembro de 2021 do Ministério da Educação – MEC e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, os Egressos recebem o diploma digital, não há mais a impressão da versão física/no papel. A média de prazo de chegada da segunda via é de, no mínimo, 60 dias. Após registrados, os diplomas estarão à disposição no Siscad dos titulados e para os mais antigos, o acesso é feito através do login com o gov.br.
Editais de ingresso para portadores de diploma
O processo seletivo denominado Transferência Externa, Refugiados e Portador de Diploma é o meio através do qual portadores de diploma em curso de nível superior de graduação reconhecido pelo MEC podem concorrer a vagas em qualquer curso da UFMS que tenha vagas ociosas. O preenchimento das vagas acontece respeitando a ordem de preferência abaixo:
- 1º – Transferência Externa – Classe I (Transferência para curso homônimo ao de origem)
- 2º – Transferência Externa – Classe II (Transferência para curso homônimo ao de origem, porém, de modalidades diferentes (bacharelado ou licenciatura)
- 3º – Transferência Externa – Classe III (Transferência para curso de nome distinto ao de origem, porém da mesma área de conhecimento)
- 4º – Estrangeiros Portadores de Visto de Refugiado, Humanitário ou Reunião Familiar
- 5º – Portador de diploma
É o meio através do qual portadores de diploma em curso de nível superior de graduação reconhecido pelo MEC podem concorrer a vagas em qualquer curso da UFMS que tenha vagas ociosas.
A inscrição e escolha do curso é toda realizada pela internet e não é cobrada nenhuma taxa de inscrição.
Não é necessário realizar qualquer tipo de prova, basta realizar sua inscrição e anexar os documentos conforme especificado em edital.
Este processo ocorre duas vezes ao ano, sendo regido por editais específicos que podem ser acessados através do link https://ingresso.ufms.br/vagas-ociosas/.
Reconhecimento e revalidação de diplomas estrangeiros
A UFMS aderiu à Plataforma Carolina Bori e possui o Comitê Permanente de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas (CPRRD), responsável pela conferência e análise dos documentos enviados pelos interessados, e, conforme o caso, poderá solicitar prova, complementação de estudos ou ambos.
Informações e esclarecimentos sobre o processo devem ser solicitados pelo e-mail do Comitê, no endereço eletrônico: cprrd@ufms.br.
- RESOLUÇÃO Nº 240-COUN/UFMS – Procedimentos para Revalidação de Diplomas de Cursos de Graduação e de Reconhecimento de Diplomas de Cursos de Pós-Graduação stricto sensu no âmbito da UFMS.

